Em dois ritmos de origem tão diferentes, uma semelhança: as escalas pentatônicas. O nome é estranho mas, musicalmente falando, elas aproximam a sanfona da gaita e o blues dos estilos nordestinos tradicionais, como forró, baião, xaxado e xote. Misturados no palco, sob a direção do músico Jefferson Gonçalves, os ritmos são responsáveis por um show de boa música. Pioneiro em mesclar os estilos, o gaitista carioca é referência internacional no instrumento e a atração das noites de sexta (6) e sábado (7) do Balthazar Grill&Bar.
Acompanhado pela banda Bond Blues, Jefferson Gonçalves trará um repertório repleto de combinações de Country Blues, Folk e ritmos regionais, standards de blues e músicas autorais que estão no DVD e quatro CDs já lançados durante a sua carreira. Os shows começam sempre às 22h e fazem parte da programação especial do Festival de Inverno do Balthazar.
Festival de Inverno Balthazar – Nesta semana, o Balthazar estreia o seu Happy Hour com o Festival de Inverno. Música de qualidade e ambiente sofisticado são a medida certa para um começo de noite descontraído, com o melhor da culinária e da programação de Jazz, Blues e MPB. Inaugurado há mais de um ano, o Balthazar Grill&Bar desde novembro passado vem investindo em uma temática que remete aos bares do French Quarter, em New Orleans. O espaço conta com quarto ambientes totalmente integrados e capacidade para receber 200 pessoas em área climatizada, mezanino e varanda.
Sobre Jefferson Gonçalves
Começou a carreira no início da década de 1990, seguindo por um caminho comum a muitos gaitistas: o blues. Logo, trocou a profissão de bancário pela de músico, fundou a banda Baseado em Blues e o trio acústico Blues Etc. Gravou com artistas de diferentes gêneros e se consagrou como importante gaitista no país. No entanto, o blues não foi fator limitante para Jefferson. O gaitista identificou traços muito semelhantes entre a música negra norte-americana e a do nordeste brasileiro. E essa percepção alargou-lhe os horizontes. Descobriu o maracatu e o samba rural e, como conseqüência natural, incorporou esses elementos ao seu primeiro CD solo, Gréia (2004). A mistura foi bem recebida por críticos e público. Gréia põe no mesmo balaio a criatividade de Bob Dylan e de Luiz Gonzaga, o balanço de Jackson do Pandeiro e de Ray Charles.
Serviço:
Jefferson Gonçalves no Festival de Inverno do Balthazar
Data: 6 (sexta) e 7 (sábado) de maio
Horário: 22h
Local: Balthazar Grill&Bar (AV. ACM, Shopping Cidade – Itaigara)
Couvert: Livre na varanda, R$ 20 (salão) R$ 30 (camarote)
Estacionamento com manobrista
Informações: 3017 4343 / www.balthazargrill.com.br
----------
Mais informações a imprensa:
Laboratório da Notícia -3272 4263